Minha História

 

fio de ariadne, minha historia, foto perfil

Nasci Maria do Carmo Marques de Barros, nome idêntico ao de minha mãe, uma homenagem apaixonada de meu pai. O Torres veio depois, com meu marido, portanto casada e mãe de três lindas filhas.

Natural de Torrinha – SP, vim à São Paulo estudar Psicologia já que gostava tanto de ouvir , construir e costurar histórias…

Em 1979 terminei a graduação, hoje pós graduada em Educação, Distúrbios de Aprendizagem, Psicopedagogia e Gerontologia, e muitos outros cursos livres e de extensão.

Ao longo da trajetória experimentei o RH no Recrutamento e Seleção de Pessoal por 8 anos.

Na Educação, lecionei Filosofia e Psicologia num projeto desenvolvido para crianças e jovens do 1º ano Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de uma Escola Montessoriana. Aprendi muito mais que ensinei. Junto às aulas, ingressei como Coordenadora Pedagógica num Colégio Público. Quanto aprendizado e quanta troca, durante 13 anos.

As atividades clínicas, uma paixão que mantenho desde a formação e não me desvinculo, trouxe a experiência para atendimentos com crianças, adolescentes e adultos, inclusive alguns trabalhos com grupos terapêuticos além de ministrar workshops e palestras.

A experiência me fez chegar numa ONG, o GAIA, experiência ímpar da qual tenho muito carinho. É no GAIA que presto alguns conhecimentos dirigidos ao idoso, como a Oficina da Memória e a Oficina da Leitura onde além de incentivarmos obviamente a leitura, produzimos um jornal do NCI (Núcleo de Convivência do Idoso).

São 37 anos dedicados ao estudo e aplicação da Psicologia, sem nem pensar em parar. Há muito que se aprender e muito a contribuir.