Fio de Ariadne

NOVA COLABORADORA

Terezinha Silva, uma idosa de 77 anos, usuária do GAIA – Grupo de Assistência ao Idoso, à infância e Adolescência – mais uma colaboradora deste espaço, juntamente com um grupo organizado afim de visitação ao Museu dos Transportes na cidade de São Paulo, deixa abaixo registro de suas impressões:

“Dia 24/04/2019 com um grupo organizado pelo GAIA, fomos ao Museu dos Transportes. Chegando lá, fomos recebidos pela monitora Larissa que gentilmente mostra os tipos de transportes na cidade de São Paulo.

Os Bondes era feitos de ferro e madeira, com bancos de madeira e também estofados.

Na exposição, há também ônibus de dois andares, mais conhecidos na época de outrora como Fofão. Há ônibus executivos, Trólebus Brill…

Um Fusca amarelo e suas funções nos chama a atenção, a Baratinha, como era conhecido este veículo, servia para a locomoção mais rápida da manutenção dos coletivos na cidade.

Há também uma Perua Kombi vermelha que também oferecia apoio aos veículos.

Um maquinário/trem cinza, todo em madeira e ferro,  como única função era de espalhar areia sobre os trilhos em dias chuvosos,  e assim dar atrito entre os trilhos e as rodas para evitar acidentes. Ainda hoje esta prática é utilizada nas modernas linhas do metrô.

Conto esta história pois assim que cheguei no Museu, me lembrei da minha infância, quando passeava muito de bonde nas ruas da cidade.

Já na minha adolescência, viajava pelas ruas nos ônibus apelidados de Fofão.

Esta é uma bela e doce lembrança”.

Terezinha Silva – 77 anos –  Usuária do GAIA

3 comentários em “NOVA COLABORADORA”

  1. Querida Terezinha!!! Sensacional este artigo!!! Eu também gosto muito desse Museu, já levei até o meu neto lá! E você escreve muito bem e, assim, seja bem vinda ao fiodeariadne. Parabéns!!!!

  2. Muito interessante a escrita e a visita este Museu é muito interessante.
    José Luis em nome da Terezinha agradeço os comentários.
    Irene Izilda

  3. Que delícia poder resgatar essa lembrança Terezinha. Também andei no Fofão, balançava muito, dava um friozinho na barriga, mas era uma aventura maravilhosa ver tudo do alto. Parabéns por proporcionar essa leitura de tanto valor. Gratidão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s