Fio de Ariadne

LUZ – MAIS LUZ

Quando estamos imersos na escuridão, uma luz ao longe sempre traz esperança de momentos e lugares melhores. É a tal da luz no fim do túnel – será o fim do túnel ou uma locomotiva que pode nos atropelar e acabar de vez com nossas esperanças?

No momento adequado verificaremos se aquilo é real. Antes, somente expectativas! Atropelados ou mergulhados na luz, aí sim, poderemos tirar conclusões!

É desnecessário comentar que o mundo, de modo geral, está mergulhado numa profunda escuridão. Por outro lado, pensemos que a escuridão é apenas a face do contrário: então podemos dizer também que o mundo está mergulhado numa esplêndida luminosidade. Depende do lado que estamos e que observamos. Se procuramos viver no mundo luminoso, descobriremos quantas maravilhas existem, sejam da Natureza, sejam produto da criatividade da mente humana, que por sua vez é criação da Natureza.

Mas quando procuramos o mundo obscuro tudo o que temos são coisas negativas, que alimentam nossas mais profundas tendências destrutivas. A vida terrena tem essa dualidade, o que significa que nem tudo está “perdido”. Do outro lado está o mundo luminoso e pode-se detectar sua existência usando nossa perspicácia e nosso espírito observador. E para tanto, não é necessário haver grandes tragédias, naturais ou provocadas pelo próprio homem. Com muita tranqüilidade e discrição, mulheres e homens estão trabalhando para o chamado ‘bem da humanidade’. Voluntários e profissionais desenvolvem projetos nas mais diversas áreas. Sabemos relativamente muito pouco quem são, em qual trabalho estão se dedicando, por qual razão fazem isto, que benefícios trarão para este o mundo etc.

É possível que esses seres, que podem ser chamados de seres iluminados, por alguma razão estão aqui devido a um desígnio superior. Existe uma crença que propõe que, periodicamente seres de outras esferas do universo chegam até aqui para colaborar anonimamente para eliminar as trevas e dar um impulso nos demais seres humanos e na sociedade. São chamados de ‘avatares’ e existe um filme muito bonito que conta a história e a vida de um desses seres iluminados. É uma história fantasiosa, sem dúvida, porém retrata o amor desinteressado de pessoas que apenas lutam para salvar este barco chamado ‘terra’ e seus passageiros e tripulantes.

Quantas vezes nos deparamos com casos de heroísmo, de mães e pais, por exemplo, que sacrificam suas vidas para salvar suas crianças, Bombeiros que mergulham no fogo e na lama com esse propósito sem pensar em elogios e condecorações etc. etc. Professores que não hesitam em salvar as vidas de seus alunos. Cientistas que trabalham em laboratórios de pesquisa procurando soluções para as enfermidades físicas e mentais, orientadores espirituais …. Quantos e quantos outros casos.  Então podemos acreditar que são seres excepcionais, estão cumprindo uma missão muito elevada.

Podemos escolher em qual face da moeda queremos viver. Temos o livre arbítrio de ficar no ‘ lado mau’ ou no ‘lado bom’. Ficar no lado bom significa fazer o possível para evitar que outras pessoas resvalem para o outro lado. Desenvolvendo um caráter íntegro que pode ser apoiado pela percepção da necessidade de equilibrar o interesse material com o aspecto espiritual, sem qualquer conotação com sectarismo religioso etc. Não basta acharmos que belas abordagens filosóficas, religiosas, espiritualistas são suficientes e irmos dormir o chamado sono dos justos. Se quisermos que o mundo mude para melhor, precisamos começar mudando nós mesmos. Há muitos caminhos que podem nos ajudar nessa mudança. Mãos à obra?

José Luis Cardieri – Instrutor de Meditação Heartfulness

Abril/2019

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s