Fio de Ariadne

CHAPEUZINHO MULTICOLORIDO

Era uma menina assim como tantas outras. Filha única. A mãe sempre muito presente acompanhando ativamente o desenvolvimento da menina.

Já o pai… Bem, o pai como muito homens na condição de provedor, a isenção de qualquer outra responsabilidade passa a ser algo bastante justificado.

Eis que a menina em seu último aniversário ganhou de presente de sua querida avó, um casaco impermeável multicolorido e com um capuz que a protegia do frio e chuva. O forro do casaco destacável e de um tecido numa espécie de manta acolchoada, o que o fazia bastante acolhedor nos dias mais frios.

Quando a temperatura estava mais amena, a menina tirava o forro, e o casaco passava a ser mais um acessório bonito.

A menina gostou tanto do presente que passou a usar o seu casaco nas mais variadas ocasiões, tanto que seu apelido passou a ser Chapeuzinho Multicolorido, já que muitas vezes o sava numa espécie de manto, pendurado apenas pelo capuz.

Um dia, a avó da Chapeuzinho Multicolorido, que morava do outro lado da cidade, adoeceu.

A mãe como tinha muitos afazeres pediu à Chapeuzinho Multicolorido para levar alguns alimentos à sua avó.

Chapeuzinho Multicolorido, acatou obedientemente as orientações de sua mãe, inclusive qual caminho deveria seguir e o ônibus que deveria tomar para chegar até a casa de sua avó.

A mãe insistiu muito para que Chapeuzinho Multicolorido seguisse o caminho determinado, pois este sem dúvida era o mais seguro, segundo seus valores e conceitos.

Esta família morava numa cidade grande, bem organizada e estruturada. Mas junto com o crescimento de qualquer cidade, oferecia muitos perigos. Por isto a insistência da mãe em escolher o que seria melhor para a menina.

A menina, feliz de sua vida, rumou saltitante para o terminal de ônibus com seu casaco multicolorido e a mochila nas costas recheada com deliciosos quitutes.

Chegando no terminal de ônibus, Chapeuzinho Multicolorido, deparou com uma infinidade de coletivos, cada um com um destino diferente e itinerários também diferentes. A menina ficou maravilhada, e foi observando que muitos daqueles ônibus passavam próximo à casa da sua avó.

Achou o máximo poder escolher qual ônibus embarcar. Vários os caminhos chegariam ao seu destino final. Ah, o que poderia acontecer? Nem existem lobos maus…

Hum, perigo? que perigo pode acontecer?

Empoderada, Chapeuzinho Multicolorido escolheu o ônibus mais colorido, mais limpinho e que era monido de sistema de som, queria viajar ouvindo uma música bacana.

Assim, Chapeuzinho Multicolorido despreocupadamente rumou para  a casa da sua avó. Durante o trajeto, observou os prédios, as ruas, as pessoas…. Constatou que nunca havia passado por aqueles lugares. Era tudo uma grande novidade, e ela gostava muito daquilo tudo.

O ônibus rodava levando a menina ao seu destino, recolhendo passageiros, deixando outros tantos pelos pontos da cidade… Chapeuzinho Multicolorido observava atentamente cada movimento, cada pessoa…até que chegou nos arredores da casa da sua avó, o seu destino

Como Chapeuzinho Multicolorido, muitas vezes escolhemos um caminho determinado ou porque o consideramos mais curto, ou porque as ruas são melhor conservadas, ou porque é mais arborizado, ou mais seguro ou porque nossos amigos vão por alí, ou porque é mais fácil…

Não importam os caminhos que seguimos, em todos eles, nos são oferecidas vantagens e desvantagens. Há os prós e os contras, sempre. Como na política partidária, vários caminhos para um mesmo objetivo.

O importante é termos consciência de que o destino é sempre o mesmo, não importando o caminho a seguir.

Que cada um consiga vestir um lindo capuz multicolorido e com serenidade apreciar  melhor as paisagens no nosso entorno.

 

 

 

 

 

 

 

Um comentário em “CHAPEUZINHO MULTICOLORIDO”

  1. Querida Du! Esta fábula é simplesmente maravilhosa! Reflete bem a sinceridade do teu coração, sempre pronto para encontrar caminhos coloridos e convidar os amigos, para todos desfrutarem as belezas da Vida. Quero mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s