Fio de Ariadne

AMOR TAMBÉM SE ENSINA E SE APRENDE!

“AS ÚLTIMAS TESTEMUNHAS” de Svetlana Aleksiévitch é um livro muito intrigante e muito, muito, muito mesmo chocante. Nos traz as narrativas de crianças na Segunda Guerra Mundial.

Um, dois, três, quatro… anos de idade. Crianças Russas, bielorrussas, ucranianas, judias, tártaras, letãs, ciganas… enfim, crianças que vivenciaram na íntegra a grande Guerra.

Muitas delas foram mortas, estas não puderam dar seus depoimentos, mas as que sobreviveram, narram com detalhes seus sofrimentos e perdas.

Crianças que assistiram o fuzilamento de pais, mães, avós, irmãos, famílias inteiras serem dizimadas. Perderam suas casas, seus brinquedos, suas escolas, suas esperanças, e perderam sobretudo a paz.

Muitas destas crianças até como defesa pessoal, misturavam a dura realidade e fantasiavam que brincavam de guerra. Irônico não?

A cada depoimento, a cada narrativa, um soco na boca do estômago. O que fazemos com nossos semelhantes? O que fazemos conosco?

Uma das narrativas que me chamam bastante atenção foi de Volódia Barsuk, na época do final da Guerra contava com doze anos, hoje é residente do Conselho Republicano da Sociedade Esportiva Spartak. Lá pelas tantas ele narra:

“…A guerra acabou… Me lembro que eu e a mamãe estávamos andando pela rua, ela carregava batatas, havia recebido algumas na fábrica onde trabalhava. Saindo dos escombros de uma construção, um prisioneiro alemão se aproximou de nós:

“Mutter, bitte, kartoffel… (Mãe, por favor, batata…)”

Mamãe disse:

Não vou dar para você. Talvez você tenha matado o meu filho.

O alemão ficou perplexo e se calou. Mamãe se afastou… Depois voltou, pegou as batatatinhas e deu a ele:

Tome, coma… disse ela.”

….

E com o ensinamento da mãe de Volódia, me fica que durante a guerra o alemão era o grande inimigo, mas agora ele era um irmão. Um semelhante.

Esta é uma lição irrefutável de amor!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s