Fio de Ariadne

PROSSEGUINDO COM A MEMÓRIA…

Já abordamos algumas vezes neste espaço a questão da memória ou a falta dela. Pensamos em trazer hoje sugestões para a qualidade de vida e como estimular a memória das pessoas em geral, mais especificamente os idosos.

E quando falamos em qualidade de vida, devemos pensar no bem estar físico, espiritual, mental/emocional que são o tripé de sustentação de todo ser humano.

Pois bem, para o bem estar FÍSICO, como a palavra já diz, está relacionada à saúde física. E o que fazer para se ter uma boa saúde física que auxilie inclusive a memória dos idosos?

Algumas dicas da Educadora Física SELMA CABRAL que são de suma importância, como:

Beber água com frequência;

Atividades de lateralidade (direita/esquerda) com mudanças de direções;

Ouvir diversos sons diferentes durante a atividade física, e depois se lembrar dos mesmos; Prática de exercícios localizados em dupla, mão direita com mão esquerda do (a) amigo(a), depois inverte tudo… Atividades com bola também privilegiando a lateralidade; A dança completa com pequenos comandos; Atividades aquáticas; Caminhadas prestando-se atenção aos passos, ritmos e também a contemplação do entorno… Tantas outras atividades físicas que possam beneficiar a atenção e memória.

A Nutricionista ISABELLA BERNAT nos ensina que todos os alimentos ricos em vitamina E, que estão presentes nas nozes, castanhas, sementes como linhaça, chia e as oleaginosas, assim como alimentos ricos em Ômega 3 como os peixes de águas frias (atum, sardinha, arenque) , as Vitaminas do complexo B presentes nos alimentos de origem animal (carne vermelha, frango e ovos) são excelentes e importantes coadjuvantes para preservação da memória e a cognição.

Já JOSÉ LUIS CARDIERI nos ensina no campo ESPIRITUAL que a prática regular da meditação eleva a capacidade de concentração e consequentemente desenvolve a consciência corporal. Lembrando que toda e qualquer meditação é bem sucedida a partir de uma boa respiração, o que eleva a circulação sanguínea cerebral, facilitando e auxiliando na cognição e memória.

Já no campo MENTAL/EMOCIONAL, quais práticas podemos desenvolver para que este campo seja acionado?

O referente ao EMOCIONAL, o auto-conhecimento assim como a preservação da vida social são de suma importância para o bom viver e consequentemente no processo do envelhecimento. No campo MENTAL, estamos falando da cognição e preservação das capacidades pessoais de associar ideias e na resolução de problemas cotidianos.

Assim como vimos no Físico e no Espiritual, todos os hábitos saudáveis preservam também a mente e o emocional.

A melhor maneira de conservar a memória é exercitá-la diariamente, com atividades como:

Leitura, escrita, caça palavras, palavras cruzadas; Decorar textos/poesias; Jogos de tabuleiro; Culinária; Atividades manuais e/ou artesanatos; Atividades de socialização; Dormir bem e descansar; Aprender sempre algo novo; Enfrentar novos desafios prazerosos; aprender um novo idioma, aprender a ocar um instrumento musical;  mudar rotinas…

Apresentamos aqui uma atividade simples para o desafio do dia a dia:

– Toda vez que for beber água, fale 5 palavras diferentes que rime com fileira.

Outra atividade que pode ser praticada:

– Escolha um cantor(a) de sua preferência. Lembre-se de todas as músicas que este(a) cantor(a) já gravou. Depois, tente lembrar-se das letras desta música.

Mais uma atividade:

– Tente lembrar de todos os ítens que comprou na sua última ida ao supermercado.

Em breve, divulgaremos mais atividades que estimulem a atenção e memória.

Até breve.

 

 

3 comentários em “PROSSEGUINDO COM A MEMÓRIA…”

  1. É um assunto fascinante e aqui apresentado de forma fluente e agradável. Os exercícios e orientações são muito úteis, bastando a quem estiver interessado na preservação da própria saúde, como um todo, segui-los com perseverança.

    1. Isto mesmo José Luis, e os caminhos são diversos e todos prazerosos na estimulação da memória.

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