Fio de Ariadne

QUALIDADES DIVINAS

Uma abordagem da questão da evolução afirma que todos os seres humanos desde o nascimento, podem passar por três estágios de crescimento ou evolução.

Na primeira fase, a pessoa vive de modo muito parecido a qualquer outro animal, preocupando-se quase que unicamente com a sobrevivência física. Isto é, com a atenção voltada para a obtenção de alimentos, segurança, dinheiro, poder e autoridade e coisas semelhantes. Uma grande proporção de pessoas não supera esse nível, especialmente hoje, quando o egoísmo predomina.

Mas há pessoas que alcançam a segunda fase, isto é, depois de assegurarem sua sobrevivência, dirigem sua atenção para os seus semelhantes, buscando auto-realização através da convivência social. Elas oferecem apoio para aqueles que precisam, tanto material como imaterial. Desenvolvem vínculos de amor dentro da família e entre amigos. Participam de esforços para a paz universal e assim por diante. Essas pessoas podem ser chamadas de “seres humanos humanizados”.

Na fase seguinte, esses seres humanos percebem que a vida terrena é apenas uma passagem para atingir um objetivo transcendental. Assim, além das coisas materiais da vida, equilibram sua mente para alcançar a sutileza que fornece uma visão da existência de um mundo mais brilhante, onde o Poder Divino é encontrado. Aproximar-se da Divindade exige muita força de vontade, e aqui os valores mais importantes devem ser a humildade, o desinteresse, a renúncia ao egoísmo e o reconhecimento da própria pequenez em face da grandeza do universo.

Passar por essas três fases significa desenvolver o caráter, uma palavra que pode ser entendida como um conjunto de qualidades, ‘boas’ ou ‘más’, de um indivíduo.

Nem sempre uma pessoa consegue, por si só, transitar por essas fases. Principalmente quando o objetivo é alcançar um nível de sutileza tal, que o ser humano quase se aproxima das qualidades do Ser Divino.

Quais são essas qualidades Divinas?

Segundo o Guia Espiritual Kamlesh D.Patel (*), conhecido também como Daaji,  “existem três qualidades geralmente descritas – uma é onipotência (todo poderoso), a segunda é onisciência (conhecedor de todas as coisas) e a terceira é onipresença (aquele que está em todo lugar).

“A quarta qualidade … é a Sua criatividade. Ele criou o mundo da forma como é, colocou-o em movimento, com certas regras e regulamentos, e o mundo segue automaticamente. Então, as coisas que fazemos na vida deveriam, da mesma forma, criar um certo impulso automático – no que fazemos, pensamos, e naquilo que tentamos nos tornar ou deixar de ser”.

O que é a criatividade para um ser humano? Pensemos. ‘Podemos não ser completamente anjos, mas temos algum papel a desempenhar nesse mundo’. Quando, depois de meditar, você obtém uma condição magnífica interior, tente, conscientemente, distribuí-la até que chegue um  momento em que ela automaticamente irradie. Daaji diz que ‘as flores não tem que fazer esforço consciente para as abelhas ou borboletas virem até elas. Mesmo quando não há nenhum ser para admirar a flor, ainda assim ela irradia fragrância. Mesmo que você seja um pecador, você receberá a fragrância. Isto é natural’.

Existem vários métodos de meditação. Procure conhecê-los. Um deles é o  Heartfulness  – um sistema de meditação que permite às pessoas evoluírem suas mentes, de um nível muito material para um nível progressivamente mais sutil.

(*) Conhecido por muitos como Daaji, Kamlesh D.Patel é o quarto guia na tradição de meditação Heartfulness. Abrangendo todos os papéis de um professor contemporâneo, ele tem essa habilidade rara que lhe permite aprofundar o núcleo de sua existência, no coração, e, simultaneamente, aborda cientificamente a pesquisa original no campo da meditação.

José Luis Cardieri – janeiro/2018

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s