Fio de Ariadne

Relacionamento Abusivo/Assédio Moral

Partimos da premissa que um relacionamento é constituído por no mínimo duas partes, quer no âmbito familiar, entre casais, entre amigos, até mesmo no ambiente profissional. Duas ou mais pessoas se relacionam, trocam ideias, projetos e objetivos. Todos aprendem e ensinam num relacionamento.

Este modelo seria o ideal, mas nem sempre é assim que acontece.

Podemos chamar de relacionamento abusivo em qualquer âmbito já mencionado, quando há por uma das partes o sentimento de ofensa, de menosprezo, de rebaixamento, de inferioridade, de submissão, de constrangimento, de ultraje cometidos pela outra parte.

Uma das partes insiste em que o outro sinta-se sem valor, inútil… E com isto geram outros sentimentos, todos negativos, como a mágoa, perturbação, confusões, inseguranças, medos, raiva, humilhação, tristeza, dor, sofrimento.

O Relacionamento Abusivo ou Assédio Moral acontece quando alguém é exposto repetitivamente de forma vexatória e humilhante, tem sua autoestima em baixa, já não acredita nas próprias capacidades, levando-a(o) muitas vezes a desistir de seus projetos de vida, podendo inclusive desencadear uma depressão ou algum outro Transtorno Psiquiátrico.

É importante entendermos que nem todo caso isolado de brincadeira de mau gosto, pode ser considerado Assedio ou Abusivo.

Só é assedio ou abuso quando há a escolha de um alvo, a intenção, a insistência, a repetição, a temporalidade e degradação deliberada.

Por medo de perder o emprego, de perder o casamento, ou os amigos, a vítima muitas vezes sequer enxerga e não reconhece a gravidade do problema. Finge para si mesmo  tais comportamentos e situações são normais, são apenas brincadeiras.

Brincadeiras que levam a sofrimentos e deixam marcas profundas. Agressões psicológicas veladas disfarçadas de inocentes brincadeiras que geram traumas e inseguranças por conta de egos inflados e muitas vezes doentes que podem adoecer os seus pares.

Fiquemos atentos…

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s