Fio de Ariadne

TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo

O TOC é um transtorno que traz muito sofrimento ao seu portador e às pessoas que o rodeiam. Mais um transtorno não muito fácil de ser diagnosticado por conta a variedade e grau de sua sintomatologia.

Nem toda mania é TOC, nem toda repetição comportamental ou de vocabulário é TOC.

Geralmente o próprio portador se percebe com o transtorno que são caracterizados por comportamentos ritualísticos; movimentos, vocabulários, pensamentos e ações repetitivos e acelerados; pode haver tendência de acúmulos e colecionismos; agitação, lembrando a hiperatividade; impulsividade; vigilância exagerada. O humor é ansioso, apreensivo, acompanhados de culpa, descontentamentos e medos exagerados, sugerindo o pânico. As emoções mais predominantes no TOC são medos, depressão, narcisismos, obsessões inclusive sexuais. É muito comum aparecerem em transtornos alimentares. As ruminações de ideias são comuns no TOC.

O diagnóstico é positivo de TOC quando quando as obsessões e compulsões estão presentes na maioria dos dias com crises recorrentes num período de pelo menos um mês.

O quadro traz sofrimento já que os sintomas interferem no funcionamento do cotidiano, podendo influenciar negativamente na vida profissional e social do seu portador.

O diagnóstico e tratamento do transtorno dever ser feito por profissional competente, sendo o tratamento medicamentoso, portanto deve ser acompanhado por um psiquiatra, a psicoterapia é fundamental no processo,  e se necessário acompanhamento com nutricionista.

Nossa colaboradora Nutricionista ISABELLA BERNATT traz algumas sugestões dos alimentos mais e os menos adequados para os portadores do TOC:

“Alimentos como Leite e derivados (ex: iogurte desnatado, queijo branco), leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico), carnes, frango, peixe e ovos são ricos em triptofano, um aminoácido responsável pela produção de serotonina, um neurotransmissor que auxilia na sensação de bem estar e na regulação do sono
Os alimentos ricos em magnésio também são importantes para o relaxamento e sensação de bem estar. O magnésio está bem presente na banana, abacate, cereais integrais, nozes, grão de bico, quiabo, uvas passas, sementes oleaginosas
Os Carboidratos favorecem a passagem do triptofano pela barreira hemato-encefálica para convertê-lo em serotonina. É importante preferir os integrais como pães, arroz e macarrão integrais, batata doce, mandioca, inhame e milho, pois, estes alimentos são ricos em fibra auxiliando na saciedade, reduzindo os episódeos de compulsão alimentar que pode se apresentar em pacientes com TOC
As vitaminas do complexo B e ácido graxo ômega 3 são fundamentais para o desenvolvimento do sistema nervoso. Vitaminas do complexo B podem ser encontradas nos cereais, leite e derivados, ovos, verduras verdes escuras, frutas, carne vermelha e levedura de cerveja. Já os ácidos graxos ômega 3 podem ser encontrados nos peixes de água fria, sementes, óleos de linhaça e canola, cereais e vegetais de folhas verdes.
É importante evitar o excesso de açúcar refinado, presente nos doces, biscoitos e guloseimas em geral, pois o consumo de açúcar aumenta muito rapidamente os níveis de açúcar sanguíneos e em seguida acontece uma queda, levando a um quadro de hipoglicemia reativa associada à falta de disposição física e mental, nervosismo e depressão.
Também é importante evitar o excesso de cafeína, pois prejudica a absorção das vitaminas do complexo B, ferro e magnésio”.
Já a nossa colaboradora Arquiteta CAROLINA RENNA traz sugestões de cores para os ambientes:
“O verde é favorável, por seu aspecto de balanceamento e equilíbrio. Assim como o azul claro que revigora e energiza sem perder a calma.
Carolina sugere ainda para se evitar cores quentes que estimulam e agitam. Na decoração, Carolina sugere o mínimo de estímulos, portanto decoração clean”.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s