Fio de Ariadne

TERAPIA DE GRUPO

A terapia de grupo é sobretudo a experiência social da partilha, mais uma forma enriquecedora de se trabalhar questões que afligem de alguma maneira as pessoas.

Esta forma de trabalho funciona bem quando há interesses ou queixas que são comuns aos membros de um grupo, e é uma forma  que barateia um processo terapêutico.

O grupo terapêutico é constituído de pelo menos um profissional psicólogo que funciona como incentivador, mediador e avaliador para encaminhamentos quando necessário. Já o grupo é formado por pessoas que tenham em comum objetivos, interesses, dúvidas, queixas… Daí se reúnem para discutirem estas questões.

O tempo e espaço são organizados para se receber o grupo. Normalmente são encontros entre 2:00 a 3:00 horas semanais, e geralmente com número de sessões determinado e combinado previamente com o integrantes do grupo.

Há os grupos abertos, onde seus participantes vão quando podem ou desejam. E há os grupos fechados, onde todos os integrantes participam de todas as atividades previamente combinadas.

É também previamente combinado o sigilo das narrativas e experiências dentro do grupo, sendo assim, há conforto e segurança para trazer nos encontros aquilo de mais íntimo da vida pessoal. Os outros elementos  funcionam como um continente que acolhe e apoia aquele que se coloca.

No exercício de escuta e narrativa encontramos muitas vezes o “fio” da meada, e esta experiência passa a ser riquíssima. Pode haver proposta de diferentes técnicas ou abordagens ao longo  dos encontros, mas normalmente o profissional apresenta uma programação/cronograma dos trabalhos.

Os diferentes aspectos trabalhados nos encontros terapêuticos  trazem a superação de  diferentes dificuldades, proporcionando Qualidade de Vida. Os membros do grupo percebem a cada encontro que não estão sozinhos nas suas questões pessoais, que outras pessoas compartilham problemas semelhantes aos seus e sofrem inclusive de angustias parecidas com as suas.

O autoconhecimento despertado, a troca de informações que propiciam novas ideias para o enfrentamento de dificuldades, o fortalecimento emocional e social são vantagens encontradas na experiência em grupo.

Há várias formas de se trabalhar grupos. O Fio de Ariadne oferece o Aconselhamento Terapêutico Biográfico que é grupo fechado com duração de 12 encontros, pautados na Antroposofia e Pensamento Junguiano. Vale a pena conhecer.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s