Dicas, Fio de Ariadne

MEDITAÇÃO

Retorno a este tema por sua complexidade e ao mesmo tempo simplicidade, pois a Meditação traz vários benefícios e ótimos resultados se praticada de forma sistemática:

Hoje sabemos que a meditação é um importante coadjuvante  no tratamento da Depressão, da Hipertensão, Ansiedade, Dores em geral, Hiperatividade entre muitos outros males.

Há vários tipos de Meditação, veja algumas abaixo e escolha aquela que melhor se adapte:

  • Budista – Trabalha a respiração e repetição de mantras;
  • Zazen – Trabalha o não pensamento, não concentração, mente vazia;
  • Transcendental – Exercita o estado mínimo de excitação mental;
  • Indiana – Mantras e posturas variadas relativas à yoga;
  • Cristã – Deus como foco. Repetição de afirmativas, orações ou mesmo trechos bíblicos;
  • Uma variedade de outras técnicas ou formas para meditar.

Meu amigo José Luis Cardieri é um colaborador do Jornal do NCI GAIA e um adepto da Meditação e ele nos conta um pouco sobre a experiência e técnica que pratica:

“Meditação é algo que pode ser entendido como uma pausa a que todos temos direito em meio a tanta confusão, estresse, conflitos que acontecem no dia-a-dia. Um direito igual a outras necessidades básicas, como alimentação, higiene, segurança.

Mal levantamos e já começamos a enfrentar e resolver problemas das mais variadas naturezas, não é mesmo?

Uma noite mal dormida já nos deixa indispostos.  Às vezes de mau humor, com uma previsão desagradável  sobre o que ocorrerá durante o dia. É bem comum que isto aconteça com a maioria das pessoas, não diferenciando gênero, classe social, faixa etária etc.

Algumas poucas pessoas podem se considerar privilegiadas por não enfrentarem essa dificuldade, logo cedo. Acordam com um alto astral e aceitam a vida de modo otimista. Encaram os problemas como fatos naturais e têm uma grande auto confiança, conseguindo atravessar o dia de forma tranquila, mergulhadas numa paz interna.  Interagem facilmente com os outros, reduzindo muito os atritos pessoais. Á noite, no retorno ao lar, conseguem deixar de lado as atribulações. Convivem com os familiares e amigos e depois repousam o chamado ‘sono dos justos’.

Existe algum segredo que diferencia essas pessoas daquelas que estão sempre brigando com o mundo? Se desgastando internamente, de forma permanente?

O diferencial está na forma como uma pessoa se ‘coloca’ diante da vida, para entender tal ‘segredo’, considere-se uma pessoa muito importante no mundo! Não com um sentimento egoísta, egocêntrico, de orgulho. Apenas se perceba como alguém originado de uma Fonte Divina, um filho de Deus. Uma partícula integrada no universo. Esta percepção lhe abre o coração. Assim, conseguirá entender todos os seres da criação como sendo também muito especiais. Todos eles impregnados da Luz Divina. Isto dá significado e valoriza o que chamamos de existência.

Para chegar a este ponto, precisamos fazer uma jornada interior para conhecer alguns dos princípios básicos da Vida. Para saber quem realmente somos.

Então, como seria esta jornada ou viagem ao nosso interior? Entendermos e aceitarmos as outras pessoas e os outros seres como eles são?

Além da Inteligência, os Seres Humanos têm outra característica particular. Ele porta uma fonte de Amor interna que chamamos Coração – lembrando que o coração físico é o que bombeia o sangue para todas as partes do corpo. Temos outro coração que é um reflexo do Coração Universal, isto é, de Deus. Ele é a fonte de amor que gerou toda a Criação. Podemos dizer que sem este amor original, o Universo não existiria. Portanto, estamos aqui por um ato de amor do Coração de Deus, o criador deste Universo.

Se estivermos muito envolvidos com a vida material, mas quisermos evoluir, podemos escolher vários caminhos que nos reconduzem a Ele. Para nos reaproximarmos de Deus, podemos deixar de lado os interesses materiais durante alguns momentos do dia. Pode-se fazer isso pensando apenas na Luz que Ele nos envia. Nesse momento, não pensemos em mais nada. Vamos meditar?

É muito simples. Sentemos confortavelmente. Enquanto sentimos a presença dessa Luz no nosso Coração. Deixemos de lado provisoriamente, todas as preocupações, os problemas de relacionamento na família, no emprego, as contas a pagar, as doenças…

Isso fortalece nosso ânimo, nossa vontade de vencer as dificuldades, de resolver os problemas. Meditando durante dez, quinze, vinte minutos por dia, começaremos a perceber a diferença – Antes, tudo nos amedrontava.

Agora passamos a perceber a vida de maneira prazerosa.  Sentimo-nos cada vez mais preparados para aceitar as dificuldades. Conhecemo-nos melhor. Ficamos muito mais apegados e sintonizados com o Ser Divino, como sinceros filhos Dele. E Ele estará sempre ao nosso lado, como um verdadeiro Pai. Desenvolvemos a auto confiança, que é uma dádiva, um presente Dele para quem está disposto a se ajudar e ajudar as demais pessoas. E assim a vida passa a ser bem melhor!

Que tal começar a sua mudança para uma condição melhor?”

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s