Fio de Ariadne

O ABRAÇO DA ÁRVORE

Muito tem-se falado a respeito de práticas de Meditação e seus benefícios.

Meditação é quando há uma sensação de espécie de vazio, de pureza, de calma, de leveza, com total desligamento das atribulações do dia a dia.

Sim, é difícil conseguir chegar ao estágio meditativo, mas não impossível. O importante é respeitar os próprios limites e aos poucos preparar-se para a grande jornada, para isto basta uma preparação de forma adequada.

Existem várias técnicas de meditação. Todas sem dúvida muito boas. O mais importante é encontrar aquela que melhor atenda as expectativas, necessidades e interesses de cada um.

Uma delas que aprendi com meu amigo Tskara Yoshimoto, vem diretamente da China: Milenar, o ABRAÇO DA ÁRVORE, é um exercício que serve de base para a preparação da prática do Tai Chi Chuan e todas as suas vertentes.

A primeira fase da postura do ABRAÇO DA ÁRVORE deve ser obviamente em pé, o corpo mantido em seu eixo, ombros e braços relaxados, os pés separados e alinhados aos ombros. Respiração natural. Olhos semicerrados. Iniciar a prática por no máximo 5 minutos e ir aumentando gradativamente.

Há uma enxurrada de pensamentos que vão e veem, mas nem por isto deve-se interromper a meditação. Quando isto ocorrer, volta-se maior atenção à respiração que os pensamentos se aquietam.

Depois de alguns dias de prática desta posição, onde o corpo e a mente já estão acostumados: estender os braços na altura do peito como num grande abraço e assim manter-se por pelo menos 5 minutos e aumentar o tempo gradativamente, concentrar a atenção na respiração que deve ser natural.

Este é um exercício que leva o praticante a desligar-se do cotidiano e mergulhar em si mesmo e no contato com a essência natural do ser.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s