Fio de Ariadne

OPORTUNIDADE X OBSTÁCULO?

…”Por sua grande sabedoria (Filósofo, matemático,físico, astrônomo… da Grécia antiga), Thales de Mileto ficou famoso por uma especulação lucrativa, que, aliás, nada tem de extraordinário.

Thales era por muitos, reprovado por sua extrema pobreza, dizendo-lhe que a Filosofia para nada servia. Mas eis que naquela ocasião específica, através de seus estudos detalhados de astronomia, previu que iria haver uma grande colheita de azeitonas. O que foi motivo de muita chacota, afinal o inverno estava de amargar.

Thales não se deu por vencido, procurou dinheiro necessário e arrendou todas as prensas de óleo de Mileto e de Quio por um preço bem módico pelo fato de não ter concorrentes.

Como nada dura para sempre, o inverno não foge a regra… Chega a primavera, e com ela, a colheita. As prensas passaram a ser necessárias, mas estavam todas em poder de Thales. Foi procurado então pelos interessados que formava uma pequena multidão.

Alugou-as então pelo preço que quis, alcançando assim grandes lucros.

Thales convenceu a todos que é fácil aos filósofos enriquecer quando querem, embora não seja essa a finalidade dos seus estudos”…

(A Política – Aristóteles)

Por vezes nos deparamos com situações que enxergamos apenas como obstáculos ou como muros altos e intransponíveis. São os nossos invernos rigorosos particulares. Acabamos acreditando e nos convencendo que não mais haverá colheita.

Ledo engano…

Talvez o que nos falta seja um senso de observação mais prático e objetivo da realidade.

Aquilo que aparenta ser um grande obstáculo, possivelmente seja a grande oportunidade que se avizinha.

Há uma citação no filme “A fúria dos Titãs” que diz mais ou menos assim: “Se a pessoa não acredita nos deuses, logo eles não existem”.

Tudo aquilo que nos ocorre, acreditarmos como sendo um obstáculo ou uma grande oportunidade, de qualquer forma estaremos cobertos de razão. O importante é percebermos que a nossa crença passa a ser a realidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s