Fio de Ariadne

RAIVA

“Raiva é um sentimento de protesto, insegurança, timidez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa, que se exterioriza quando o ego sente-se ferido ou ameaçado.”                                                                                                        Wikipedia

 Na verdade, antes mesmo de ser um sentimento, a raiva é uma emoção universal que pode ser negativa e auto destrutiva, como pode impulsionar a ação. Ela acontece quando a pessoa sente-se injustiçada, desprezada ou desrespeitada.

Como tudo tem dois lados, ao longo da História a raiva influenciou e marcou muitos acontecimentos, ou seja, foi através dela que decisões históricas foram tomadas.

A raiva é uma grande dificuldade emocional de controle dos sentimentos. A pessoa raivosa carrega dentro de si um dragão prestes a soltar fogo a qualquer momento. Primeiro há uma irritabilidade diante de algo desagradável, depois o coração acelera, há sudorese nas mãos, tensão muscular e segue-se a explosão de raiva.

Num ataque de raiva, a pessoa ofendida tem lá sua explosão, libera uma carga extra de adrenalina que se muito freqüentes podem desencadear problemas de saúde de ordem física (úlcera, problemas cardíacos, hipertensão…) como de ordem psicológica (crise de ansiedade, ataque de pânico, depressão…).

O ódio, diferentemente da raiva, é muito mais profundo, pois ele é genuinamente um sentimento. E é tão primitivo quanto o amor. No ódio, assim como no amor, há a valorização do objeto odiado. Amor e Ódio são sentimentos polares, enquanto o primeiro busca a construção o outro vai ao encontro da destruição. E como sentimentos, muito mais difíceis de serem dissolvidos.

O ser humano desenvolve crenças, atitudes e comportamentos que lhe geram relacionamentos, a questão então é verificar como reage a determinados acontecimentos, qual significado aquela situação/sentimento causou, e o que pode aprender com a experiência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s