Fio de Ariadne

JOGO DE XADREZ

No último final de semana assisti ao filme “A Pequena Rainha Vitoria”. Com figurino, trilha sonora e fotografia impecáveis. O filme narra a juventude da protagonista e os acontecimentos, interesses, intrigas e políticas que envolviam a sua coroação.

No início da história, Vitória questiona as várias formas de prisão que há na vida de qualquer pessoa, até mesmo de uma herdeira ao trono da Grã Bretanha, que chato, nem tudo é glamour.

Lá pelas tantas, Vitória já conhecia o príncipe Albert estabelecendo bom relacionamento com o mesmo. E por ocasião de um jogo de xadrez, ela fala que muitas vezes sente que sua vida é como um grande tabuleiro, e que as pessoas manipulam as peças conforme suas vontades e interesses.

Albert então responde de forma maravilhosa: “Se a vida se apresenta como um grande jogo de xadrez, então aprenda as suas regras, domine-as, e faça as suas próprias jogadas.”

Não quero contar o filme todo até porque o recomendo. Vale a pena assisti-lo.

Vamos parar por aqui, nas regras do xadrez.

Quem joga xadrez sabe que além do profundo conhecimento das regras, é fundamental a concentração para que os Cavalos, as Torres e Peões estejam a postos em defesa do Rei e da Rainha.

O xadrez é um jogo que envolve estratégia e tática.

Estratégia quando da avaliação de posições, e quando se estabelece as metas a serem atingidas.

Tática quando as ações de curto prazo serão calculadas.

E assim como o jogo de xadrez, a vida emocional é composta de estratégias e táticas, que o ser humano pode desenvolver de forma a proteger seu Rei e sua Rainha internos.

Além das jogadas de defesa da integridade pessoal, o ser humano luta por derrotar o seu adversário que o domina e o aprisiona.

Resta conhecer o seu real adversário…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s