Fio de Ariadne

CORAGEM

“A diferença fundamental entre o homem comum e o guerreiro, é que o guerreiro encara tudo como desafio, enquanto o homem comum encara tudo como bênção ou maldição.” (Carlos Castañeda)

 

Coragem é o enfrentamento do medo e não a ausência dele.

A pessoa corajosa é aquela que reconhece a situação de perigo ou de risco. O medo é presente, e apesar do desespero é enfrentado e contido, dando-se continuidade à vida.

A vida em si é feita de experiências muitas vezes grandiosas, outras nem tanto, são pequenas ou até mesmo insignificantes.

Quando positivas, nossa tendência no máximo é a comemoração. Se ela, a experiência for negativa ou prejudicial, de imediato vem uma sensação de estado de choque que por sua vez, faz parceria com sentimentos de menos valia. A tendência, infelizmente é permanecer na onda negativa. As lamentações passam a ser companheiras assíduas, e a coragem foge pelo ralo.

Foge pelo ralo, pois não há uma avaliação e nem uma análise da situação.

A coragem é uma estratégia mental para superar o medo! Se a crença popular diz que a coragem é uma emoção nascida do coração, a ciência diz que ela é também resultado do raciocínio e capacidade de julgamento das variáveis disponíveis.

 “O ato corajoso é resultado de um julgamento consciente. E julgar significa avaliar e analisar os caminhos possíveis diante de uma determinada situação. Um ato corajoso envolve capacidade de análise, equilíbrio e responsabilidade.” (Julio Peres – Psicólogo/Neurocientista

Capacidade de análise, equilíbrio e responsabilidade.

Muitas vezes a situação exige pitadas de ousadia, de impetuosidade ou de impulsividade, mas sem o trio acima, não há ato de coragem. Só é corajoso aquele que como o guerreiro, utiliza-se de estratégias para o enfrentamento de novo desafio. Caso contrário, é atirar-se no precipício, é suicídio emocional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s