Fio de Ariadne

MEDO OU FOBIA?

O Medo é resultante de uma ameaça à rotina da existência. Ele não é sinônimo de fraqueza, é mais uma reação a um estímulo externo que pode ser entendida como a melhor escolha para que se evite o fracasso.

As manifestações ocorem geralmente em dois grandes grupos:

Fuga – A pessoa paralisa e foge, o que pode desenvolver sentimento de covardia ou irresponsabilidade. Exemplo: Mediante uma situação estressante, falar em público, momento de uma prova, entrevista de trabalho, etc. O medo é tamanho que há a fuga da situação.

Coragem – É quando a pessoa enfrenta a situação estressante. O medo impulsiona a pessoa a agir. O medo passa a ser um estimulante que impulsiona a pessoa ao enfrentamento. Exemplo: A pessoa teme passar necessidade, então esforça-se para ter renda além do suficiente para sua subsistência

O medo pode ser negativo e positivo.

Negativo quando a pessoa se sente incapaz de reagir ou quando a reação é inadequada ao momento.

Positivo quando a pessoa enfrenta, sem colocar em situação de risco a si mesmo e a terceiros.

Todas as pessoas passam por situações de medo ou de alto grau de stress, sem necessariamente ficar presa a elas.

O medo é gerado por ansiedade ou timidez, sendo benéfica quando para a adaptação ao novo.

Passa a ser patológico quando os sentimentos são desproporcionais ou absurdos que causam ansiedade em grau muito elevado, passamos a chamar então de FOBIAS.

Para o medo exagerado ser considerado Fobia, deve vir acompanhado de uma série de manifestações tais como: Falta de ar, sudorese, palpitações, mãos frias, perda de controle, paralisia, etc. As Fobias podem acompanhar quadros graves de Depressão, de Síndrome do Pânico e podem levar à Dependência Química.

Uma pessoa fóbica geralmente é competente, inteligente, organizada, responsável, etc, sofrendo de ansiedade antecipatória, o que a leva a apresentar dificuldades em tomar decisões e viver de forma satisfatória.

O diagnóstico deve ser feito por um profissional especializado, e quando a Fobia passa a atrapalhar o desenrolar da vida, a pessoa deve procurar ajuda profissional e receber atendimento adequado o mais rápido possível.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s