Fio de Ariadne

ALZHEIMER

Trabalho Preventivo

“Um recente estudo publicado no “Jornal Internacional Psiquiátrico Geriátrico” aponta para o TRABALHO como a melhor forma de retardar o surgimento do Mal de Alzheimer.

Após analisarem a vida pregressa de 400 pacientes que manifestaram a doença, os pesquisadores verificaram variáveis como grau de escolaridade, o tipo de trabalho realizado e quando se aposentaram. Descobriram que, mais importante que o tipo de ocupação ou a educação, manter-se trabalhando por mais tempo foi o que mais retardou o aparecimento dos sintomas do Alzheimer.

O estudo afirma que, para cada ano extra de trabalho, os sintomas são retardados cerca de um mês e meio. Apesar de evidências do trabalho diminuirem os riscos e retardarem a doença, os pesquisadores afirmam que outros estudos precisam ser realizados para se entender melhor os mecanismos da doença, a forma de combatê-la ou como retardá-la.”                     (Texto extraído de uma revista de Palavras Cruzadas.)

O Mal de Alzheimer é uma doença degenerativa, de reação única em cada paciente, e atinge pessoas acima de 65 anos. Hoje pode-se diagnosticar a doença com até dez anos antes de sua instalação efetiva.

Os sintomas mais comuns são: Confusão, falhas e/ou perda de memória, falhas de linguagem, irritabilidade e agressividade. Alteração de humor, desligamento da realidade, e com o passar do tempo perde-se as funções motoras.

As atividades intelectuais como ler, ler ao contrário, escrever com a mão não dominante, fazer tarefas como pentear-se, vestir-se com a mão não dominante, completar palavras cruzadas, tocar instrumentos musicais, disputar jogos de tabuleiros como damas e xadrez, jogos de memória, dominó, até de cartas que exijam uma série de funções cognitivas, participar de reuniões sociais, praticar esportes (melhor os coletivos) são pequenas ações ou prevenções que podem ajudar no atraso da instalação da doença.

Os alimentos como os vegetais e os integrais podem também ajudar na prevenção da doença, evitando-se também o tabagismo e bebidas alcoólicas em geral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s