Fio de Ariadne

MEDITAÇÃO

Meditação – Do latim meditare, que quer dizer voltar para o centro. A atenção para si. O silenciar da mente.

Até tempos atrás, era bastante comum associar Meditação como mais um item exótico trazido do oriente. Os orientais são praticantes sistemáticos da meditação, e junto com outras tradições, trouxeram tais conhecimentos para o Ocidente.

É uma prática milenar que consiste no desligamento e limpeza da mente de quaisquer pensamentos que possam poluí-la ou influenciá-la.  Funciona como instrumento de desenvolvimento pessoal sem a conotação religiosa.

Por ser acessível e aberta a todo tipo de indivíduo, não pode ser considerada esotérica. Sua prática é democrática que independe de gênero, idade, raça, credo, convicções políticas e outras tantas diferenças.

Há vários tipos de Meditação como zen budista, cristã, transcendental, alinhamento dos chakras, zhan zhuang, etc., e todas, sem exceção tem como base a respiração e a consciência corporal num período de tempo guardado para o foco das percepções no Aqui e Agora, promovendo mudanças significativas no estado geral do praticante.

A meditação é hoje considerada um rico recurso terapêutico complementar nos tratamentos convencionais. Ela é indicada a uma gama de enfermidades como a depressão, efeitos colaterais do câncer, controle de dores variadas, diminuição do stress, diminuição da ansiedade, facilita a concentração, a disciplina, funciona também como relaxamento, e conduz ao autoconhecimento.

Havendo a prática diária da Meditação, ela passa a ser uma aliada ou coadjuvante no processo de cura dos muitos males físicos, da alma e do espírito, levando o indivíduo a uma sensação de bem estar e plenitude com ele mesmo e com o mundo.

“A mente é como um animal selvagem a ser domado para obedecer.”

Autor desconhecido

Tal qual um animal selvagem, a mente precisa ser acalmada e domada, sendo a Meditação uma luz a iluminar a trajetória para se atingir o paraíso ou alcançar o nirvana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s