Fio de Ariadne

JOGOS COOPERATIVOS

 

 Aquilles, menino cuja fama de ser corajoso, impetuoso e destemido corria os quatro cantos da escola e das redondezas de sua casa. Não dava moleza para nada nem para ninguém. Qualquer dificuldade era só chamar, e lá estava ele a resolver os apuros de toda a galera.  Sua vaidade também era conhecida e reconhecida por todos. Não perdia a oportunidade de exibir os talentos de herói. Não tinha amigos, além do respeito, todos o temiam.

Até que um dia, por força do trabalho, o Sr. Aquilles, pai de Aquilles Jr. foi transferido de cidade. A família rumou para uma cidade diferente daquela que estavam acostumados.

Tudo era diferente mesmo…

Na nova escola, como era o costume, a professora dava as boas vindas e pedia aos alunos que se apresentassem.

Quando chegou sua vez Aquilles Jr. se apresentou como Campeão alegando ser esse o seu apelido, ele não gostava do seu nome verdadeiro, achava que Aquilles era nome de gente velha e não de um menino do 3ª ano.

Todas as crianças acharam muita graça tanto do nome Aquilles como do apelido Campeão, o que gerou um falatório na sala de aula, então ele explicou que era conhecido assim pelas qualidades parecidas com o de Aquiles, o Herói Grego.

As crianças riam até não poder mais e sem entender quem era Aquilles, se era o pai, ou o filho, ou esse tal de grego. Que confusão! Era muita gente com um mesmo nome esquisito.

A professora, muito esperta, aproveitou e já passou uma pesquisa sobre Aquiles, o Herói Grego.

Em seguida foram todos para o pátio para atividades ao ar livre. Iriam participar de jogos que exigiam resistência física, concentração, atenção e cooperação.

Campeão, que costumava ser o vencedor nas atividades de sua antiga escola, tratou de empenhar-se em cada exercício, e assim conquistar sua fama também naquele lugar. Era um verdadeiro fominha. Não passava a bola, não dividia, não ajudava, na verdade nem enxergava os demais. Cada colega era um adversário, ou até um inimigo. Ele só buscava o resultado individual final.

Mas para surpresa do nosso herói, as atividades faziam parte de jogos cooperativos, onde todos se ajudam e todos ganham.

Nos jogos cooperativos, cada um (em seu tempo e de seu jeito) é um herói que empresta seu talento e sua força para aquele que não tem, assim o grupo todo se fortalece e cada um se supera em suas dificuldades.

Campeão tinha muito a aprender. Além do respeito e admiração, a cooperação ajuda na conquista de verdadeiros amigos e todos saem vencedores...

E Aquiles teve a oportunidade de descobrir que uma fraqueza não é característica de perdedor, só quer dizer que não somos bons em tudo. E naquilo que somos bons podemos ajudar e fortalecer aquele que não é”.

 

Os Jogos Cooperativos tem como característica integrar todos, onde não há discriminação. O enfoque principal é a cooperação.

O jogo vai muito além do espaço e tempo físicos. A forma com que os jogadores se comportam reflete a maneira como jogam o jogo da vida.

No jogo, há quatro planos demarcados:

O Físico – É o correspondente ao corpo físico e energia vital.

O Emocional – São os sentimentos, emoções, afetividade nos relacionamentos nas mais diversas áreas.

O Mental – São as idéias, os pensamentos, os planejamentos para as ações futuras e para as soluções dos nossos problemas.

O Espiritual – A conexão com o universo. Não é a religiosidade, e sim a busca filosófica para o sentido da existência.

Toda pessoa tem um plano mais desenvolvido que o outro e quando joga, este aspecto particular se destaca, subestimando os demais.

O objetivo principal dos Jogos Cooperativos é que se desenvolvam os quatro planos, e que haja um equilíbrio entre eles.

Os Jogos Cooperativos devem ser versáteis e com regras flexíveis adaptando-se a todo tipo de pessoas, grupos, espaços e competências. São eles os facilitadores para aflorar sensibilidades e competências, como o pensar, criar, tocar, ver, mover-se, respeitar, interagir, sociabilizar…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s