Fio de Ariadne

AGRESSIVIDADE

A sexualidade e a agressividade são naturais no ser humano.

Nascemos assim animalescos. Aprendemos inicialmente por imitação a controlar/administrar todas estas pulsões ou forças internas.

A educação é o passaporte para a vida social.

A família, como primeiro agente socializador nos ensina os primeiros passos do que podemos e do que não podemos. Os famosos sim e não tão fortemente bradados decidem ou influenciam na leitura que faremos de nós, do outro, e do mundo.

A escola, o segundo e importante agente socializador, vem corroborar na extensão destas leituras. 

É mais comum do que se imagina, a família e a escola não darem conta da agressividade de suas crianças e jovens, até porque não percebem a sua participação ativa no desencadeamento das reações pessoais dos mesmos.

Como ensina sabiamente Maria Montessori: “O educador ensina através do que ele é, como se apresenta, e não o que fala”.

Então prestemos atenção nos sentimentos envolvidos nas relações. Prestemos atenção aos estados emocionais nas e das relações.

A razão maior de ser dos agentes é preparar a pessoa para viver em sociedade, e são eles os que mais favorecem no desenvolvimento dos estados emocionais desconfortáveis na medida em que permitem a vivência de agressões emocionais.

As agressões emocionais aparecem quando há estimulação de sentimentos de inferioridade, de preocupação excessiva, de remorsos, culpas (as famosas chantagens emocionais) quando há oposições

Elementos estes que são favoráveis para uma baixa auto estima. Toda ação acompanha uma reação.  Não nos iludamos que o ser irá reagir de forma dócil e assertiva quando ele se sente acuado, excluído, rejeitado…

É preciso que haja interação consistente nas relações parentais e fraternas, que o amor vença na formação da identidade e dê sustentação na superação das dificuldades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s