Fio de Ariadne

ERROS PASSADOS

Um acontecimento qualquer, do mais corriqueiro ao mais problemático, é em si uma oportunidade de aprendizado e, se houver bom aproveitamento do mesmo, também de desenvolvimento e aperfeiçoamento pessoal.

O passado, como a própria palavra já diz, é passado. É ele o grande aliado para o aprendizado sem, porém fixar-se nele.

As experiências passadas ficaram lá atrás, servem apenas como grandes lições no presente para projeção das futuras ações.

É certo que muitas são lições de casa, devendo ser pensadas e realizadas no silêncio e solidão, exigindo muita concentração e atenção em si mesmo.

Não raro, a pessoa conta a cada canto as suas mazelas, suas experiências, sua vida… Mas ela apenas conta para o outro. Ela mesma não se ouve, não presta atenção no que diz, no que sente, como reage. Apenas conta, conta, conta.

E enquanto conta, espera que o outro a compreenda e a acolha, que abrace a sua causa. Mas o outro não pode dar conta do que não lhe pertence. Isto tudo é dependência que gera ansiedade e frustração.

Primeiro é preciso que a pessoa passe a contar para si mesma as suas mazelas, as suas experiências, a sua vida… E bem da verdade se escute, e dê conta de si mesmo.

Por certo não á fácil, mas também não impossível. Se o erro é recorrente, ele não  pode estar no outro, logo…

É uma questão de honestidade consigo mesmo: Fazer uma avaliação sincera do erro cometido e que providências são cabíveis.

Eis o pulo do gato:

Não vale repetir os mesmos erros, pelo contrário, usar cada um deles apenas como lição e através deles, fazer análise séria com avaliação das atitudes vividas e assim partir para novas experiências com escolhas mais assertivas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s