Fio de Ariadne

DEPRESSÃO

Depressão é um mal que afeta o estado de humor das pessoas. Qualquer pessoa pode ser por ela afetada, não importando idade ou sexo, porém há maior predomínio nas mulheres. A depressão pode ocorrer também com crianças e idosos.

Muitas são as causas da depressão, que somadas podem iniciar a doença. Deve-se a questões constitucionais da pessoa, como fatores genéticos e neuroquímicos (neurotransmissores cerebrais) somados a fatores ambientais, sociais e psicológicos.

O diagnóstico deve ser feito por especialista que levará em conta a intensidade do sofrimento que aparece sem motivo aparente, durando a maior parte do dia por pelo menos duas semanas.

O mais importante é saber como a pessoa sente-se, como ela organiza a sua vida (trabalho, cuidados domésticos, cuidados pessoais com higiene, alimentação, vestuário) e como ela se relaciona com outras pessoas, a fim de se diagnosticar a doença e se iniciar um tratamento eficaz.

A pessoa deprimida apresenta tristeza, desesperança, desânimo, desinteresse por qualquer atividade que antes lhe dava prazer. Pode também ocorrer em forma de raiva, ira, agressividade, apontar culpa no outro, ou ainda, apresentar inúmeras dores pelo corpo sem causas justificadas. O sono e a alimentação são também alterados, apresentando sensação de cansaço e fatiga. É comum, na depressão o pensamento constante relacionado à morte de si mesmo como de outras pessoas.

A depressão varia em grau: do Leve ao Grave com delírio psicótico. O tratamento vai depender então do seu grau. Havendo casos em que apenas a psicoterapia atende perfeitamente à demanda, como há os casos em que há necessidade de acompanhamento medicamentoso juntamente com a psicoterapia.

Nem toda tristeza é sintoma de depressão. A depressão é uma doença séria e assim deve ser tratada. Que se atente então, aos seus sintomas e freqüência antes de se partir para tratamento equivocado, o que pode causar inúmeros prejuízos à pessoa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s