Fio de Ariadne

A União faz a força

Há uma lenda chinesa que diz mais ou menos assim:

“Um velho pai em seu leito de morte chama seus filhos e pede que cada um pegue uma vara de bambu e quebre-a ao meio. Todos os filhos conseguiram sem nenhuma resistência.
O pai então pede que cada filho pegue agora um feixe de bambus e quebrem-no ao meio. Nenhum dos filhos conseguiu quebrar o seu feixe.
O Velho disse que ainda era tempo de aprenderem mais esta lição:
Assim como a vara, se cada filho agir isoladamente a primeira tempestade o quebrará. Mas se ficarem juntos e agirem  como a um feixe, enfrentarão certamente a muitas tormentas, mas dificilmente quebrarão”.

Há,  uma outra lenda também chinesa que diz:

“ Há um grupo de pessoas famintas e apenas um monte de arroz cozido a uma distância que só podem alcançar com longas e finas varas.
As pessoas alcançam o arroz, mas não conseguem trazê-lo até suas bocas, pois as varas são longas. E aí é o inferno. As pessoas, mesmo com alimentos morrem de fome.
Há um outro grupo de pessoas famintas e apenas um monte de arroz cozido a uma distância que só podem alcançar com longas e finas varas.
As pessoas alcançam o arroz, mas como não conseguem alcançar suas próprias bocas, levam o alimento às bocas de seus companheiros, saciando a sua fome. Aí é o Céu. Todas as pessoas são alimentadas e satisfeitas”.

São duas lendas que nos levam a refletir sobre a condição humana. Na vulnerabilidade da solidão e egoísmo morre-se de fome, eis o inferno.

Mas juntos, prestando atenção às necessidades do outro, respeitando os direitos do outro, encontra-se a convivência, eis o céu.

Se cada um cumprir com seus deveres de cidadão e  ser humano, ninguém certamente precisaria lutar por seus direitos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s