Fio de Ariadne

SOCIOPATIA – A DOENÇA DA MALDADE

Atitudes impulsivas e incontroláveis; Frieza, Insensibilidade com relação às outras pessoas; Ausência de valores morais; Desobediência persistente; Crueldade com animais; Destruição de propriedades; Comportamento desafiador; Agressividade; Desrespeito às normas e regras; Mentiras; Mudanças súbitas de temperamento; Furtos; Teatralidade, Manipulação Social, Fugas de Casa quando criança, Cabula aulas…

Estamos falando aqui da sociopatia, popularmente conhecida como a doença da maldade. A sociopatia é um Transtorno de Conduta, onde o portador não aprende com a punição, pois tem déficit na capacidade de sentir emoções.

Para se diagnosticar a sociopatia é preciso observar sintomas que envolvem padrão de comportamento repetitivo e persistente manifestado pela presença de no mínimo três dos critérios nos últimos 12 meses, ou de um critério que se apresente nos últimos 06 meses.

Desde pequenos, os sociopatas manifestam tendências e comportamentos que são altamente indicativos de como serão quando adultos. Sua atitude ao reconhecer que seu comportamento não é aceito pela sociedade, é escondê-lo, sem contudo exterminá-lo.

Não existe cura nem tratamento para a sociopatia. Todos os especialistas são unânimes em reconhecer que é praticamente impossível tratar um sociopata, pois ele não tem ansiedade, é totalmente imune à punição e sua moral ética é totalmente distorcida. Os sociopatas violentos precisam ser trancafiados para o resto da vida no manicômio judiciário, para que a sociedade seja preservada de seus atos.

Mas, há aqueles que apresentam determinado conjunto de sintomas e não são  sociopatas. São pessoas que apresentam outros desajustes ou dificuldades de relacionamento.

Todo cuidado se faz necessário. É preciso um diagnóstico criterioso realizado por profissional capacitado, evitando-se com isto rotulações prematuras e distorcidas.

16 comentários em “SOCIOPATIA – A DOENÇA DA MALDADE”

  1. Achei o post um pouco equivocado, os sintomas descritos em seu conteúdo fazem parte de um distúrbio chamado PSICOPATIA e não SOCIOPATIA e isso faz toda diferença.

  2. Esta postagem não está equivocada. É exatamente o que foi dito acima que se caracteriza por Sociopatia. Os leigos costumam diferir psicopatia de sociopatia: a psicopatia é apenas uma patologia da psiquê (por exemplo, uma pessoa com qualquer transtorno psicológico será um “psicopata”); ao passo que a sociopatia é um transtorno de personalidade.

    Outro ponto que eu gostaria de ressaltar é a extrema e imbecil vontade de alguns adolescentes que, na busca de se sentirem afirmados, tentam identificar-se com esse transtorno tão complexo, confundindo-o com seus acessos de mimo e rebeldia sem causa.

    Até renomados psiquiatras têm dificuldade para diagnosticar a sociopatia, precisando da ajuda de outros profissionais (como neurologistas), que se dirá desses pobres adolescentes que tentam a todo custo se identificarem com isso, a fim de encontrarem o motivo de serem tão carentes e idiotas.

    Se você se sente mal ou estranho, o melhor a fazer é procurar um médico, pois é um erro gravíssimo o auto-diagnóstico, e não o levará a entender o que tem.

    1. Obrigada pelo interesse e participação, aliás bem pertinente.

      Maria do Carmo P/P O Fio de Ariadne

  3. Conheci, ou melhor estou tentando conhecer um homem que estou na dúvida se ele é sociopata ou se é sem vergonha mesmo. Ele mente muito, quando o conhecia pela net, pois aceitei sua amizade em uma rede social por que tínhamos amigos em comum. E na ocasião ele me disse que era divorciado, morava em um apart hotel em Ipanema, que tinha um filho, que teve um linfoma, que perdeu um filho com meningite, que era jornalista da rede record, que já tinha trabalhado na globo. Eu disse a ele que sabia que ele era casado e que era pra parar de falar mentiras, pois algumas mulheres fizeram contato comigo e me informaram coisas não muito bacana dele ..srrssr. Então ele me disse que era casado, que morava em Nova Iguaçu, que tinha um filho, que sua esposa é técnica de enfermagem, mas que eles não estavam se dando muito bem já tinha algum tempo e que estão se separando e que a rede record o mandou embora ..srsrsrsr. Eu esculacho ele, falo que ele escreve textos dos outros e assina, falo que ele é ansioso e agitado e que ele precisa de ajuda …Ele fica super bravo comigo, mas não consegue ficar de mal comigo…não sei o que pensar

  4. Eu…Sou um sociopata, e sempre fui, desde a infância. Todos os sintomas são reais. E, é horrível, eu sempre gostei de livros de romances e o amor que há neles, e eu mesmo não sou capaz de sentir. Um sociopata é uma pessoa que nunca será realmente feliz.
    As vezes, acho que na vida anterior os sociopatas foram tão ruins que receberam esse distúrbio que é uma verdadeira maldição.

    1. Bom, se você é mesmo, espero que seu diagnóstico não tenha sido dado através da internet, e sim por um psiquiatra (como fazem muitos adolescentes que querem chamar atenção).

  5. Adorei a matéria estou analisando um amigo. O que me chama atenção para tal fato é a falta de sentimento do mesmo.

    1. Convivi com um por 5 anos e só agora que descobri que ele era fez comigo coisas horrível q me deixou marcas e traumas q hj tenho dificuldade em me relacionar novamente 😢

  6. No meu ponto de vista um sociopata x psicopata tem diferenças muito sutil, porém não acho que seja uma doença, e sim a escolha e livre arbítrio. É a famosa doença do mau. Todos sabem escolher o que querem. Muitos os chamam de loucos, porém o louco não distingue o certo do errado, o sociopata é inteligente o suficiente pra saber o que faz e corre o risco das consequências. Prejudicam as pessoas. Fiquem longe desses monstros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s