Fio de Ariadne

IRMÃOS: AMOR IGUAL, TRATAMENTO DIFERENTE.

A competição entre irmãos é muito mais comum do que se imagina, e é até determinado ponto saudável, desde que cada filho aprenda que tem suas próprias características e necessidades. É de responsabilidade dos pais estimular cada um a agir pelo seu modo de ser, não é preciso que ninguém seja igual a ninguém. Mas o importante é que todos se sintam protegidos e amparados.

Quando há tratamento individualizado, a criança precisa saber que está sendo tratada diferentemente só porque ela é diferente do irmão, não porque é “melhor ou pior”. Se ela não se sentir discriminada não haverá sentimento de menos valia e insegurança.

As comparações não devem existir, pois pode enfatizar estes sentimentos negativos e comprometer o desenvolvimento da criança. O interessante é ressaltar, na medida do possível, o que cada filho tem de bom sem contudo apontar aquilo que não leva muito jeito.

Em algumas situações ou determinadas fases da vida o sentimento de ser o menos querido pode ocorrer, mas só é considerado um problema quando este sentimento não passa, e a criança ou jovem começa a dar sinais de alterações no seu comportamento rotineiro. E aí, vale a pena investigar, buscar ajuda para evitar bloqueios de sentimentos e ou atitudes.

E aí, por culpa ou qualquer outro sentimento, os pais podem equivocar-se passando a  ser permissivos a tudo. É preciso que dentro da família haja regras claras e valores a serem vividos e reproduzidos na sociedade como um todo.

As datas comemorativas e os presentes pessoais evidenciam a importância que cada um tem dentro do seio familiar, por isso só o valor monetário passa a ser o menos significante, mas o valor carregado de respeito pela forma com que cada um é, o jeito próprio de ser e os gostos pessoais traduzem afeto e proteção.

Maria Cleuza Castoldi é Psicóloga.

* Trechos do texto foram retirados de entrevista concedida em 21/07/2005 por Sabrina Pires à Revista Festa e Cia (Ed. Plana).
Para conhecer a revista,
clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s