Fio de Ariadne

A DOR DO LUTO

Muito se fala do luto que nada mais é que a reação à perda de um ente querido ou de uma abstração que ocupou o lugar do ente querido.

O luto está presente na vida humana na medida em que se valoriza o objeto perdido ou que venha a perder, o que pode ser uma pessoa, um animal de estimação, um objeto material, uma condição de vida, uma fase a ser superada na vida…

No luto há o sentimento de desmoronamento, tristeza profunda, a pessoa sente-se desamparada, inexpressiva, com sensação de esvaziamento, porém sua auto estima não é abalada. A pessoa enlutada não perde seu referencial e sua auto imagem não fica disforme, ela pode apresentar comportamentos inadequados na tentativa de compensar ou substituir a sua perda. Mas estas são atitudes pontuais e passageiras.

Já na Melancolia, mesmo sem ter havido qualquer tipo de perda, há um desânimo profundamente penoso, desinteresse pelas coisas do mundo externo, há a perda da capacidade de amar e sem vontade de realizações. O próprio ego da pessoa desmorona. Diferentemente do luto, a melancolia é patológica, pois ela é depressiva.

O tratamento do luto pode ser feito através por acompanhamento psicoterápico de apoio, onde como diria o mestre Freud: “A Fala Cura”. A tristeza aos poucos vai perdendo terreno para a esperança e passa a ser substituída pela saudade e lembranças e, suavemente vão ganhando espaço novas possibilidades de vida. Os projetos de novas condições ganham terreno e a vida toma o seu rumo. Aprende-se com isto que o sofrimento e dor fazem parte da vida, mas não é a vida.

Já a melancolia exige um cuidado redobrado quanto ao seu diagnóstico e tratamento medicamentoso rigoroso juntamente com acompanhamento com mais terapias tradicionais que possam ajudar o paciente a encontrar a razão de seus sentimentos e assim auxiliá-lo a encontrar a cura.

Um comentário em “A DOR DO LUTO”

  1. É, como é bom ter por perto pessoas sábias perto da gente. Me orgulho de ser sua irmã.
    Beijos cheios de amor

    M. Célia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s