Fio de Ariadne

ENVELHECER

Já dizia o Pensador Gusdorf: “O homem não é o que é, é o que não é”. O presente é o resultado do passado, e o futuro depende daquilo que se faz no presente, é o vir a ser. O vir a ser é a menina dos olhos das pessoas. Todo mundo quer viver muitas experiências diferentes, porém, ninguém quer envelhecer.

Envelhecer é o mesmo que ficar velho? Será que é tão simples assim? É apenas o declínio do corpo físico? Declínio das funções vitais?

Na sociedade ocidental, o envelhecimento parece ser um pecado mortal. Mas como assim? Como viver sem envelhecer?

Tudo aquilo que não cresce, está morrendo ou já está morto, mas aquele que envelhece certamente está vivo.

Arrisco dizer que envelhecer é antes de tudo o amadurecer.

Se apenas a aparência dos fatos for valorizada não se alcança a grandeza da vida. E a vida para ser vivida em sua intensidade e essência necessita de tempo para a maturação, que por sua vez depende de experiência. Experiência que deve ser a não aceitação acomodada do tempo passando, mas o reconhecimento dos benefícios que a vida oferece, e principalmente o que se pode e se quer oferecer de sua própria vida. O paradoxo está em se querer viver mais tempo, mas não se aceitar o envelhecimento.

Enquanto tenta-se disfarçar o tempo passado, esquece-se de viver este mesmo tempo. A escolha é pessoal: Remédio é para recuperar a saúde perdida, enquanto que a recreação é para preservar a saúde em sua plenitude.

Com bom humor, com fé e alegria de viver cada momento, torna a vida mais leve e longa sem medo ou vergonha de se reconhecer e se doar, pois ninguém é tão ignorante que não possa ensinar e ninguém é tão sábio que não possa aprender.

3 comentários em “ENVELHECER”

  1. JÁ NÃO TENHO 2O, 3O, 4O ANOS. PERGUNTO: SOU VELHA? AGORA RESPONDO COM CONVICÇÃO QUE NÃO. ESTOU VIVENDO INTENSAMENTE CADA MOMENTO COM RUGAS, FLACIDEZ E OUTRAS COISITAS A MAIS …
    VAMOS VIVER E AGRADECER POR TUDO QUE NOS É DADO.. APRENDI MAIS ESSA COM VOCE.. BJS

  2. Sabias palavras as suas.Como viver se não passar por experiências,como ter experiência se não envelhecer.É isso que todos querem e pedem “experiência”.

    Beijos.

    Gontran.

  3. Adorei a cor vibrante de seus cabelos… alvos de sabedoria…
    Meu maior desejo é chegar lá… de cabelos bem brancos…

    um bjo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s