Fio de Ariadne

A EVOLUÇÃO DOS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM

Quando uma criança apresenta entraves para aprender é comum que pais e professores esperem por um “acordar”, ou que a criança mais cedo ou tarde dê um salto e passe a acompanhar a classe a que está inserido. Este momento do “clique”, que se caracteriza pela superação das dificuldades partindo da própria criança, raramente acontece.

O que se observa é  a automatização e o aumento das dificuldades à medida que o programa escolar torna-se mais complexo. Este fato ocasiona um fracasso escolar que influencia na auto-imagem da criança. Se, apesar de todas as tentativas, a criança ainda não conseguir superar as dificuldades gerando um ritmo que lhe impossibilitará de acompanhar a classe, acaba-se por julgá-la incapaz e desastrada.

A esta situação-problema acrescentam-se censuras e comparações feitas por professores, pais e colegas. Sentindo-se perdida e sem apoio para superar as dificuldades, a criança pode recusar-se a voltar ao ambiente escolar, pois é aí que há a constatação de suas dificuldades.

O que fazer? Como impedir essa situação?

Recomenda-se que a partir do momento em que a criança manifesta dificuldades para acompanhar a sua classe, faça-se uma avaliação diagnóstica com o objetivo de serem reveladas as fraturas e causas do não aprender. Este diagnóstico deve ser realizado por um profissional psicopedagogo(a), que deve avaliar as habilidades (perceptivas, motoras, lingüísticas e cognitivas) envolvidas no processo da leitura e escrita bem como operações matemáticas; fatores emocionais e os próprios atos de ler e escrever. Sendo assim, é possível eleger as áreas deficitárias e, consequentemente, recomendar procedimentos terapêuticos necessários para a superação dos distúrbios de aprendizagem.

Portanto, se faz necessária uma parceria entre a família, escola e Terapeuta da Aprendizagem para a retomada e re-significação do processo da aprendizagem.

Elaine Lucchetti é Assistente Social, Pedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional (abpp nº12053)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s