Fio de Ariadne

O QUE É PSICOPEDAGOGIA?

Psicopedagogia é a especialidade com caráter preventivo e terapêutico que investiga e compreende o processo de aprendizagem e a relação que o educando estabelece com a mesma, levando em consideração a interação dos aspectos biopsicossociais.

O Psicopedagogo articula contribuições de áreas como Psicologia, Pedagogia e Medicina (o Psicopedagogo trabalha com uma equipe multidisciplinar), com o objetivo de facilitar ao indivíduo a construção do conhecimento e a retomada, bem como a ressignificação do seu processo de aprendizagem.

O trabalho psicopedagógico visa também desencadear novas necessidades, de modo a provocar o desejo de aprender e não somente uma melhora no rendimento escolar.

Quando procurar um terapeuta da aprendizagem?

A Psicopedagogia trabalha com dificuldades de aprendizagem, bem como distúrbios que interferem negativamente neste processo (Déficit de atenção; Hiperatividade; Disortografia; Dislexia; Discalculia…)

Alguns sintomas para se ficar atento.

O ingresso na escola é um período muito importante, e nesse momento se faz necessário observar o comportamento, o dia a dia dessa criança, pois podem ser percebidos alguns sintomas que já começam a dar indícios de que algo não está bem. Alguns sintomas podem mostrar que a criança pequena necessita de ajuda, pois a mesma ainda não sabe expressar através de palavras os seus sentimentos.

A criança pode tornar-se ansiosa, não conseguir se socializar, não dormir direito, apresentar comportamentos agressivos, voltar a não ter o controle de seus esfíncteres durante o período noturno, chorar sem um motivo aparente, roer unhas, deixar de comer ou comem compulsivamente, queixar-se de cansaço e dores imaginárias, frustrar-se com facilidade e demonstrar-se insatisfeitas. Em alguns casos, a criança pode somatizar o problema.
No caso de crianças mais velhas, podem se tornar apáticas e perder o interesse pelo estudo, pois mesmo que se esforcem não conseguem acompanhar os colegas de sala no que se refere a aprendizagem. Nesse caso a auto estima fica comprometida, pois não conseguem se perceber como uma pessoa capaz, começam a aparecer comportamentos de insegurança e conduta de compensação (agressividade, rebeldia, descaso, entre outros).

Deve-se ficar atento caso algum desses sintomas seja notado, pois a identidade da criança está em formação.

Vale ressaltar ainda a importância de pais e professores ficarem atentos a seus filhos e alunos, seja em casa, na escola, com os amigos…, observando-os em seu comportamento, atitudes, dia a dia. Se algo estranho for observado, é importante procurar um Psicopedagogo, pois assim os distúrbios de aprendizagem podem ser afastados o quanto antes da vida dessas crianças.

Alessandra Lucchetti: Professora, graduada em Psicologia e Psicopedagoga Clínica e Institucional

Elaine Lucchetti: Assistente Social, Pedagoga e Psicopedagoga Clínica e Institucional (abpp nº12053)

Um comentário em “O QUE É PSICOPEDAGOGIA?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s