Fio de Ariadne

PADRE MARCELO ROSSI É UM CENTAURO?

Chegando ontem à tarde em casa, liguei a TV e automaticamente fui zapeando e eis que passando pela Gazeta, programa Mulheres, lá estava ele, o Padre Marcelo Rossi. Até então nada demais, deveria estar lançando novo CD ou DVD, olhei sem interesse e continuei zapeando.

Mas algo me intrigou e voltei à Gazeta, agora com mais atenção. O Padre Marcelo estava vestido metade padre e metade atleta. Como assim? Pois é, da cintura para cima era o padre de sempre, e da cintura para baixo estava com calça de agasalho, dessas atléticas e tênis branco. E o que tem isso demais? Nada e tudo. Antes de ser bizarro, tinha algo de curioso naquilo tudo.

Prestei atenção às suas falas, e ele fazia alusão às torcidas de futebol de uma forma geral. Uns torcem para determinado time, outros para outro time e assim vai, mas se ele perguntasse quem torce ou gosta de Jesus, a unanimidade seria certeira.

Não mais prestei atenção e desliguei a TV. Mas fiquei a pensar na figura que acabava de ver, metade padre, metade atleta, e associei-a ao Centauro, metade homem, metade cavalo.

O Centauro é uma figura mitológica. Da cintura para baixo o Centauro é um cavalo, para nos lembrar a nossa parte animal, instintiva. Nossa parte terra, do fazer e da luta pela sobrevivência.

Da cintura para cima ele, o Centauro, é homem. É a parte que nos faz lembrar da nossa capacidade de fazer escolhas, dos sentimentos e emoções, que temos uma alma, é a nossa centelha divina. Que não importa qual caminho que se tome, qual religião seguimos, qual ritual praticamos, mas é através dessa parte, a humana, que nos aproximamos de Deus.

Não sei qual a intenção do Padre aparecer daquela forma no vídeo. Com todo respeito, nem importa. Mas valeu como reflexão sobre a forma de condução da vida e daí o questionamento:

Privilegiamos a parte terra/animal, onde lutamos como feras selvagens? Ou preferimos a espiritualidade exacerbada que nos torna alienados do mundo?

E a resposta nos chega. Parece que o caminho é o do meio. O equilíbrio.

2 comentários em “PADRE MARCELO ROSSI É UM CENTAURO?”

  1. Entendo a analogia.
    Padre Marcelo é um ícone e o respeito por sua influência positiva e sabedoria e agora te respeito mais ainda por sua sabedoria Maria do Carmo.
    Abraços.
    Izamar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s